Futebol de Papel

futebol de papel

Museu do Futebol inaugura exposição Futebol de Papel

Apaixonados e curiosos por futebol terão acesso a mais de 700 itens como álbuns, postais, selos, figurinhas e ingressos de Copas do Mundo. Mostra será inaugurada no próximo dia 30, às 10h, com entrada gratuita até as 12h

O Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no Estádio do Pacaembu – dará voz às memórias do futebol guardadas em papel.  A partir do dia 30 de novembro, às 10h, figurinhas, postais, cartazes, selos, embalagens, documentos, carteirinhas de clubes e álbuns serão expostos em cenografia de caixas de papelão, fazendo alusão às nossas caixinhas de guardar coisas. A oitava exposição temporária do Museu do Futebol terá como tema “Futebol de Papel”. Ingressos

“Vamos promover uma grande homenagem às coleções e aos colecionadores de impressos, responsáveis por preservar relíquias, histórias dos clubes, atletas e campeonatos”, afirma Luiz Laurent Bloch, diretor executivo do Museu do Futebol. “Somos um museu que fala de futebol, mas também de história, de paixão, de tecnologia e de arte. Buscamos explorar temas relacionados ao esporte de um ponto de vista diferente, transformando conteúdos do universo da bola em experiências sensoriais, inovando na expografia e apresentando, a cada mostra temporária, uma obra de um artista convidado”, completa.

O objetivo da exposição, em cartaz até abril de 2014, é mostrar ao público histórias do futebol brasileiro contadas a partir de objetos de 12 colecionadores, 5 clubes  (Portuguesa, São Paulo, Botafogo – RJ e os clubes de várzea Associação Atlética Açucena e Santa Marina Atlético Clube), além de documentos da Biblioteca Nacional e do Instituto Von Martius.

São mais de 200 itens originais, dispostos em vitrines. Além desses originais, há outras coleções que foram digitalizadas e serão apresentadas em um totem multimídia. Verdadeiras relíquias que recontam curiosidades e “causos” de atletas, clubes, campeonatos regionais, seleção brasileira e Copas do Mundo. E mais: cerca de 80 álbuns, mais de 100 figurinhas e 40 ingressos de Campeonatos Mundiais e partidas históricas. Por exemplo, ingressos das Copas do Mundo, de 1930 até 2010, e o ingresso da cerimônia de inauguração do Estádio do Pacaembu, de 1940.
Embalagens de Fosforo (2)O visitante também poderá conferir uma homenagem a João Batista dos Santos, que por mais de 20 anos foi o responsável pela confecção do “Nosso Jornal”, um manuscrito semanal, cuja primeira edição nasceu em 1962 e versava contos sobre os times e campeonatos amadores do bairro de Perdizes, em São Paulo. O acervo foi doado pelo próprio João Batista e o Museu realizou um trabalho de recuperação dos documentos, por meio de higienização e digitalização.

“A ideia desta mostra é antiga. A segunda exposição temporária do Museu, “Mania de Colecionar”, realizada em 2009, trouxe coleções de camisas, flâmulas e botões. Já nesta época, a equipe do Museu conheceu colecionadores de inúmeros itens feitos em papel. Desde então, e, pela riqueza desse material, aguardamos a oportunidade de realizar uma exposição como essa”, conta Daniela Alfonsi, coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Exposições do Museu do Futebol.

Pais e filhos também se divertirão com jogos e brincadeiras: há um espaço para o “jogo do bafo”, realizado com figurinhas, mesas de pebolim e o game “Futpixel”, no qual o visitante constrói o seu próprio mosaico animado, como um videogame.

A exposição também trará uma obra inédita do artista Marcelo Jácome, composta por uma instalação de 15 metros de comprimento, feita por 500 pipas. A intervenção de Jácome ocupará o avesso das arquibancadas do estádio, no hall de entrada do Museu. “Pipa tem tudo a ver com futebol, é só olhar para os campinhos aos finais de semana e encontrar meninos e meninas jogando bola e empinando seus papagaios de papel”, diz Daniela Alfonsi.  Figurinhas

A pesquisa sobre esses acervos foi aprofundada a partir da implantação do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), inaugurado em outubro de 2013, espaço composto por uma biblioteca/videoteca exclusiva com o tema futebol, além de uma plataforma online que pode ser acessada de qualquer lugar através do link www.museudofutebol.org.br/crfb.

Embalagens de FosforoDe 2011 a 2013, durante a concepção do CRFB,  os pesquisadores também tinham como missão descobrir as relíquias feitas em papel, já visando uma exposição temporária. A mostra foi planejada em 2012 e sua concepção e execução teve início em julho de 2013. Foram mais de quatro meses, entre pesquisa, digitalização, tratamento de acervos, desenvolvimento dos projetos cenográficos, de vídeo e trilha sonora.

No dia da inauguração da mostra Futebol de Papel, das 13h às 17h, os visitantes também visitarão gratuitamente na área externa, o 11° Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol, com o tema “3ª Camisa e impressos”. O evento proporciona a todos maior conhecimento entre os times, além de troca de camisas e de outros materiais feitos de papel.

 

Fotos de Divulgação: Rogério Alonso

 

Serviço

Exposição Futebol de Papel

Endereço: Museu do Futebol

Local: Praça Charles Miller, s/n

Quando: 30 de novembro (sábado)

Horário de abertura da exposição: 10h (até as 12h, a entrada no Museu será gratuita)

Curadoria: equipe de conteúdo do Museu do Futebol

Concepção curatorial: Leonel Kaz

Cenografia e direção de arte: Jair de Souza Design

Apoio: EPSON e Gráfica Studio 4

 

Colecionadores: Moacir Andrade Peres,  Giacomo Albanese, Marcos Túlio Nastrini, Cláudio Pinto Gonçalves, Antonio Munhoz, Antonio Fiaschi, Leonardo Romano, Família Corrêa,  Marco Antonio Lopes da Silva, Walter Salton e Marcelo Monteiro.

Times: Botafogo de Futebol e Regatas, São Paulo Futebol Clube, Associação Portuguesa de Desportos, Santa Marina AC e Associação Atlética Açucena.

Horário de Funcionamento do Museu: 9h às 18h (bilheteria até às 17h)

Entrada: R$6, sendo que estudantes, professores e idosos pagam meia-entrada

*Pessoas com deficiência não pagam entrada

*Todas as quintas a entrada é gratuita

*Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul. Cada folha vale por três horas, e pode ser adquirida a preço oficial na bilheteria do Museu.

Tel.: (11) 3664-3848

www.museudofutebol.org.br

 

Mais informações à imprensa:

Museu do Futebol – Approach Comunicação Integrada

Mônica Saraiva–monica.saraiva@approach.com.br  – Tel.: (11) 3664- 3848 ramal 77

João Carlos Godoy – joao.godoy@approach.com.br  – Tel.: (11) 3846-5787  ramal 46

Secretaria de Estado da Cultura

Renata Beltrão -rmbeltrao@sp.gov.br – (11) 2627-8164

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Rolar para cima