Documentos

O IDBrasil, organização social gestora do Museu da Língua Portuguesa desde 2012, esclarece que o museu encontrava-se até o dia 21 de dezembro de 2015 com todos os sistemas e equipamentos de prevenção e combate a incêndios instalados e em funcionamento. Em 2006, na ocasião da inauguração do Museu, conforme Ofício no. CBM-056/310/06, o Corpo de Bombeiros indicava que o edifício encontrava-se com os sistemas e equipamentos de prevenção e combate a incêndios instalados e em funcionamento. Nessa data também foram emitidos os seguintes documentos, que atestavam as condições de segurança do Museu:
– Alvará de Funcionamento de Sistema de Segurança (2006/06607-00) Clique aqui
– Alvará de Funcionamento dos Elevadores (2006/08087-00) Clique aqui
– Certidão de Conclusão (2006/10379-00) Clique aqui
– Apostilamento de Alvará de Instalação de Elevadores (2005/45157-01).
Desde então, a gestão do Museu buscou todos os aprimoramentos e atualizações necessárias para obtenção definitiva do AVCB.

Em atendimento às novas normas do Corpo de Bombeiros foi contratado e atualizado o Projeto Técnico de Prevenção e Combate à Incêndio, visando ser incorporado aos Projetos da CPTM e do Metrô, para que pudéssemos receber o AVCB definitivo do Condomínio da Estação da Luz. A entrega desse Projeto foi feita em setembro de 2013.

Dada a complexidade do processo, a partir de então, a Direção do Museu manteve contatos sistemáticos com o Comando do Corpo de Bombeiros, visando esclarecimentos a respeito do processo e anexação do projeto acima citado ao Processo n. 1576/04 do Corpo de Bombeiros, cujo proponente é a CPTM. A anexação desse projeto ao Processo maior foi protocolada em 12/12/2013. Nessa ocasião foi solicitada uma visita operacional ao Museu, visando um relatório técnico do Corpo de Bombeiros relativo à segurança da instalação e eventuais orientações.

A referida vistoria ocorreu 14/01/2014 tendo sido emitido o Relatório Técnico, conforme Ofício no. CBM 029/300/14, datado de 22/01/2014. Desde o recebimento do relatório até abril de 2014, os itens apontados, que eram da alçada do Museu, foram devidamente implementados.

Em 2015, o Museu protocolou junto a Prefeitura Municipal (Processo no. 2015-0.205.329-9) o pedido de Alvará de Funcionamento e aguarda análise da documentação apresentada. Como de praxe nesses processos, foram, entre outros, encartados os seguintes documentos: dois Atestados de Instalações Elétricas (NBR 5410/ABNT), dois Atestados dos Equipamentos de Combate Incêndio (conforme o Decreto Estadual 56.819/11), dois Atestados da Estabilidade Estrutural, dois Laudos Técnicos de Segurança, Certificado de Inspeção e Manutenção de Mangueiras de Incêndio (NBR 12779), Certificado de Instalação das Portas Corta-Fogo e Atestado de Emprego de Materiais de Acabamento e Revestimento e Plantas de Risco de Incêndio.

Além dos procedimentos acima historiados visando à obtenção definitiva do AVCB, o Museu da Língua Portuguesa possui seguro multirrisco contratado, com cobertura decorrente de incêndio prevista no valor de 45 milhões. Inclui, ainda, um Plano de Manutenção Predial e Equipamentos seguido a risca, que orienta uma série de rotinas técnicas preventivas, preditivas e corretivas. Essas ações são periodicamente registradas em relatórios detalhados pela equipe técnica do Museu, sendo objeto de acompanhamento e análise técnica sistemáticos pela Secretaria da Cultura.

Clique aqui para ter acesso aos seguintes documentos encaminhados para a emissão do Alvará de Funcionamento:

– Atestado do emprego de materiais de acabamento e revestimento

– Certificado de Inspeção e Manutenção de Mangueiras de Incêndio

– Plantas

– Declaração quanto ao atendimento dos parâmetros de incomodidade e condições de instalação e manutenção da regularidade da edificação

– Declaração quanto à disposição dos avisos obrigatórios e divulgação dos sistemas de segurança

– Atestado técnico de estabilidade estrutural

– Atestado técnico das instalações de gás

– ART de obra/serviço

– Ficha de dados cadastrais – Cadastro de Contribuintes Mobiliários

– Atestado técnico do sistema de proteção contra descargas elétricas atmosféricas

– Atestado técnico de instalações elétricas

– Atestado técnico de funcionamento dos equipamentos do sistema de segurança contra incêndio

– Relatório de medição

– Laudo técnico de segurança

– Atestado de formação de brigada de incêndio

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Rolar para cima