.

Museu do Futebol

Mais do que esporte, o tema do Museu do Futebol é a história do povo brasileiro. Um museu cercado pelos mistérios da euforia que todos temos pela bola, pelo drible, pelo chute e pelo gol. Entremos no feitiço de como um esporte inglês, branco e elitista foi aos poucos ganhando novos traços: tornou-se brasileiro, popular e mestiço, uma das mais reconhecidas manifestações culturais de nosso país.

 

Visitar o Museu do Futebol é percorrer o Brasil do século XX e perceber como nossos usos, costumes e comportamentos são inseparáveis da trajetória desse esporte. O futebol tem o encanto de abrir nossos olhos para valiosas questões históricas.

 

Toda essa cápsula do tempo está instalada num dos mais bonitos espaços desportivos brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. Mais conhecido como Estádio do Pacaembu, ele fica em frente à Praça Charles Miller, em São Paulo. O Museu é uma iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo (por meio da Secretaria Municipal de Esportes e da São Paulo Turismo), com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho, e é um equipamento da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

 

Foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e já recebeu mais de 1,9 milhão de visitantes. Sua implantação contou com curadoria de Leonel Kaz, arquitetura de Mauro Munhoz, museografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara e comunicação visual de Jair de Souza.

 

Em outubro de 2013 o Museu do Futebol inaugurou mais um serviço ao público, o CRFB – Centro de Referência do Futebol Brasileiro – primeira biblioteca pública sobre futebol do país, que contempla midiateca e um banco de dados virtual com vídeos, fotos e histórias do acervo do Museu, futebol de várzea e personagens do esporte nacional. 

 

www.museudofutebol.org.br

www.facebook.com/museudofutebol